Clotilde Tavares

Clotilde Tavares é paraibana de Campina Grande. Graduou-se em Medicina pela UFRN em 1975, e em 1983 obteve o título de Mestre em Nutrição em Saúde Pública pela UFPE. Radicou-se em Natal e, como professora da UFRN desde 1976, dedicou-se à pesquisa no campo da Saúde Pública.

O Teatro, a Literatura e os estudos sobre cultura popular sempre ocuparam lugar de destaque na sua vida, como atividade paralela. A partir de 1993 passou a se dedicar exclusivamente às atividades artísticas e intelectuais, transferindo-se do Departamento de Saúde Coletiva e Nutrição da UFRN, onde ensinava desde 1976, para o Departamento de Artes da mesma Universidade.

Mesmo aposentada, continua exercendo intensa atividade cultural. Escreve em jornais, é atriz e diretora de teatro, dramaturga e desenvolve estudos na área da cultura popular, além de promover eventos culturais. Divide suas atividades entre os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Livros:

- Coração Paraybano
Esse livro nos oferece um lindo texto da autora em passeios deslizantes pelas ruas da Paraíba e revelam a poesia e o saudosismo de manhãs de sol em Campina Grande, visitas ao cariri e ao sertão e, é claro, as belezas da Capital, João Pessoa, em crônicas publicadas desde 2005, que agora se agrupam no livro “Coração Parahybano – crônica, literatura e memória”.

- A Botija
um livro que encanta adultos e crianças. Três histórias se entrelaçam para compor o enredo. A primeira delas conta a aventura de Pedro Firmo, homem simples e solitário que vive numa fazenda no interior de Minas Gerais e há anos sonha, todas as noites, o mesmo sonho - enterrada no chão de uma casa no Recife, uma botija cheia de moedas de ouro estaria à sua espera. Um dia, finalmente, ele resolve descobrir se o sonho esconde uma parcela de verdade - e se põe a caminho.

Durante a viagem, ouvirá fascinado duas narrativas que estão profundamente enraizadas no imaginário brasileiro e que têm, ao mesmo tempo, alcance universal. A história de Eulália, seu pai feiticeiro e seu noivo desmemoriado e a fábula de "O pavão misterioso", talvez o mais célebre romance de cordel nordestino, agora recontado em prosa.

- Um azul à tarde
- Bilhetes de Suicida
- A Agulha do Desejo

Contatos da autora
clonews@digi.com.br
http://www.clotildetavares.com.br
http://clotildetavares.wordpress.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

^